— Técnico em Enfermagem —

Enfermagem

O aluno aprende técnicas para auxiliar na recuperação de um paciente, assim como a prevenção de doenças, orientação para exames, entre outros procedimentos. O curso tem base na biologia, para aprender sobre o corpo humano; na matemática, para cálculos de medida para medicações; na física, para entender os riscos que o paciente corre, como a velocidade de uma batida de um veículo para entender os tipos de lesões possíveis, por exemplo; e português, para escrever corretamente no prontuário do paciente.

Perfil do Profissional:

Profissional que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde do paciente/ cliente, família e comunidade, em todas as faixas etárias. Desenvolve ações de educação para o autocuidado, bem como de segurança no trabalho e de biossegurança nas ações de enfermagem. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, procedimentos invasivos, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos em qualquer fase do ciclo vital. Participa de uma equipe multiprofissional com visão crítica e reflexiva, atuando de acordo com princípios éticos. Exerce ações de cidadania e de preservação ambiental.

Área de Atuação:

O técnico cumpre função assistencial ao enfermeiro, como cuidados básicos em pacientes graves, aplicação de vacina, dar um banho em um paciente, auxiliar em exames, entre outras funções. Pode atuar na área administrativa, na prevenção e pode montar ações educativas, na área de segurança do trabalho.

Mercado de trabalho:

Unidades básicas de saúde, hospitais, casa de repouso, escolas e clínicas.

Ana Elizabeth Carneiro

Coordenadora de Curso