1949 – 2019 – 70 Anos Dedicados Ao Ensino

O Inicio: A Criação da Escola Técnica

A idéia de uma Escola Industrial em Casa Branca começou a ser esboçada durante a segunda guerra Mundial, diante da necessidade que se apresentava de preparar mão de obra dentro das novas técnicas utilizadas na produção de bens. A sociedade casabranquense, unida, pleiteou e conseguiu junto ao governo Estadual a instalação da Escola, neste município, no ano de 1944.
A partir de então se inicia a organização da escola, que seria instalada em um amplo terreno doado pelos irmãos Francischetti. Em agosto de 1949, sob a direção do professor Osmar Salles Figueiredo e antes mesmo de concluir a construção das primeiras salas, tiveram início às aulas do curso de Corte e Costura.

Durante 69 anos de atividade vários cursos foram oferecidos à comunidade e apesar de a Mecânica ter sido tradicionalmente o "carro chefe da Industrial", não podemos deixar de destacar a "alma feminina" desta escola, uma vez que desde o primeiro curso, Corte e Costura, vindo depois Educação Doméstica, Nutrição, Secretariado e Alimentos, sempre com a preocupação de uma formação que atendesse mais especificamente à mulher.
Como não poderia deixar de ser, a escola tem acompanhado o vai e vem das mudanças político-educacionais. Inicialmente os cursos eram em período integral e equivaliam ao que hoje corresponde às quatro últimas séries do ensino fundamental. Hoje estamos passando por uma nova adaptação com a desvinculação entre o ensino profissional e ensino médio. Os cursos profissionalizantes tem a duração de três semestres.

Silvia Regina Fioravanti
(professora da ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima)

A ESCOLHA DA INSTALAÇÃO EM CASA BRANCA

Casa Branca acha-se excelentemente articulada por via férrea e rodovia aos municípios vizinhos. Rápida vista d’olhos ao mapa do Estado dará a certeza palpável desse acerto e esta causa ampliará de muito o âmbito e a influência de um estabelecimento do tipo pleiteado.
Mais expressiva é ainda a situação da cidade no campo das atividades administrativas: o próprio Estado, que vem, desde longa data, localizando aqui numerosos serviços de interesse regional (Delegacia de Ensino e de Polícia, Sede de Comarca, Asilo-Colônia, Cocais, Armazéns Reguladores de Café, Centro de Saúde, Escola Normal, Colégio Estadual) reconhece que a nossa situação geográfica é de molde a indicar a localidade como centro de funções regionais.

(Trecho da petição redigida pelos casa-branquenses, pleiteando
ao Interventor Federal em São Paulo – Dr. Fernando Costa,
a instalação da Escola Industrial – 31/07/1944)

A ESCOLA COMEÇA A FUNCIONAR

“Iniciadas as obras da construção do prédio em 1948. Foi construído apenas o pavilhão destinado às oficinas, pouco mais de um-terço da planta prevista para o funcionamento normal: “magnífico edifício de dois andares, com frente para a Avenida Municipal”.

(O nascimento de uma escola. Ganymédes José (1936-1990).
In: Industrial, 25 anos engrenando cultura. Casa Branca, agosto/74)

Precariamente… as aulas começaram a ser ministradas em salas do Instituto…, aos 25 de agosto de 1949.
Terminada a construção das oficinas, em 1950, passam as aulas a ser ministradas nas dependências do prédio recém construído. Quanto à Diretoria, Secretaria, Contabilidade, Gabinete Dentário, Gabinete de Orientação, Refeitório, Cozinha e Despensa, foram instalados em uma modesta casa, alugada pelo Estado, distante uns 200 metros da parte construída. Esse prédio tinha piso de tijolos e não levava forro.

Vista Aérea Escola Industrial